sábado, 23 de março de 2013

Curso à Distância


Um curso à distância, exige de você algo melhor. Mostra a você que ele necessita fundamentos para que você realize-o. Uma das grandes necessidade que ele necessita é a organização do cursista. Uma educação a distância exige a você cursista, adeptos pela praticidade em relação ao tempo, locomoção e ao dispor. Utiliza-se as tecnologias da informação e comunicação(internet).
Para que um curso seja bem realizado é bom apresentar do cursista uma autorregulação, motivação, responsabilidade e maturidade.

Dia Mundial da Água 2013


Prezada, Rosangela Alves Tristão Borém


Conforme solicitação estamos encaminhando um pouco do dia a dia em nossa escola. Uma vez por semana acontece o Momento Cívico. É preparado com muito carinho pelos professores responsáveis  pela turma, alunos líderes e alunos que manifestam o desejo de contribuir.
No dia 8 de Março-Dia Internacional da Mulher a turma do 2° Ano A, apresentou o Hino Nacional e a seguir fizeram uma homenagem às mulheres. Relataram o "porquê" se comemora esse dia, histórico das lutas e conquistas realizadas por essa classe de guerreiras.
Dia Doze de Março a turma 1° turno e 3° Ano A foi o Hino à Bandeira e homenagem
às Bibliotecárias em reconhecimento ao seu dia e sobretudo a grande contribuição que elas prestam como incentivadoras da leitura. Parabéns a Carminha e Cássia.
Vinte de Março(Dia do contador de Histórias) no primeiro turno a turma do 1° Ano A entoaram o Hino Nacional e relataram dois casos: "O homem que vendeu sua esposa para o diabo" e " A tradição de fechar o comércio na Sexta-feira santa". Eis um dos o "causos".
Hoje, 22 de Março, Dia Mundial da Água foram realizados atividades sobre esse líquido precioso ressaltando a importância de economizar e preservar.
Contamos com a colaboração do nosso amigo da escola e de curso, Alberto que com toda boa vontade, relatou exemplos práticos realizados em sue lar de economia e preservação da água. Ele usa a água da chuva para a maioria das atividades de limpeza doméstica. Olha que esperto e que exemplo de economia!
Ele utiliza da Copasa apenas cerca de 600 litros ao mês, pagando por isso somente R$12,00.
Se você achar que é apenas mais um "causo" vá conferir ao vivo, convite aberto a todos. 
No final de sua palestra, seu filho, Davi de cerca de 6 anos distribuiu para todas um copo de plástico transparente, reutilizável a todos os presentes.
Olha, olha, os patrocinadores do Alberto estão com recursos superiores aos que patrocinaram as canecas do Curso da Ufla- Cada escola ganhou apenas uma caneca(Brincadeira")
Parabéns Alberto, no Ano Internacional da Cooperação pela água, você e sua família tem sido exemplo para todos nós. 

Filosofia da Escola


A Escola Estadual Jaime Ferreira Leite busca formar cidadãos críticos, autônomos e participativos que apreciem os conteúdos explorados na escola, objetivando o desenvolvimento do educando em todas as suas potencialidades, como elemento de auto-realização para o exercício consciente da cidadania no mundo que o cerca dentro de suas funções políticas, sociais e pedagógicas.
Os alunos devem ser educados moral e intelectualmente para a vida social, com a cooperação e solidariedade de todos que estão envolvidos no processo ensino-aprendizagem,conscientizando-os de seus direitos e deveres.
Cabe a Escola andar como norteador de suas ações pedagógicas os princípios éticos, políticos e estéticos dispostos na Resolução 2.197 de 26 de outubro de 2012. a escola pretende desta maneira oferecer uma educação que leve o aluno a aprender a pensar, argumentar com lógica, resgatando os valores de convivência humana, de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais, bem como ser capaz de questionar e decidir por si mesmo, ser um pensador, promovendo um relacionamento de qualidades que se reflete no bem viver; não esquecendo de valorizar as diferentes manifestações culturais, especialmente, a da cultura mineira e da construção de identidades plurais e solidárias.    

Histórico

A primeira escola de Itutinga foi criada em 1907 e funcionou durante muitos anos no prédio onde hoje funciona a Prefeitura Municipal.
Em 1946, a escola passou à categoria Escolas Reunidas "Jaime Ferreira Leite". Em 1954, a escola foi levada à Grupo Escolar" Jaime Ferreira Leite", através de Decreto do então Governador Juscelino Kubitschek de Oliveira. daquele período em diante, houve um aumento crescente de alunos. Acompanhado atentamente esta situação, p Sr. Cirilo Leite fez doação de uma grande área para construção de uma nova escola, no local onde hoje funciona a Escola "Estadual Jaime Ferreira Leite" que recebeu este nome em homenagem ao itutinguense e ex-aluno Jaime Ferreira Leite que se empenhou junto ao governador pela estadualização da escola e também pela emancipação do município.
Com abertura do novo prédio, as turmas ficaram divididas entre dois prédios. Em 1969, a escola deixou de funcionar definitivamente, onde que hoje é a Prefeitura Municipal. Em 2004, a escola passou por um processo de reforma, ampliação e construção de uma quadra poliesportiva.
Ao longo destes anos, a escola recebeu a contribuição e várias pessoas que se colocaram à frente da direção; objetivando o desenvolvimento dos educandos em todas as suas potencialidades.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Um pouco da história da CEMIG



  A primeira usina de Itutinga funcionou de 1936 a 1953. Recebeu o nome de Distribuidora de Energia Ribeirão da Chácara devido a sua localização. No verão funcionava até ao amanhecer e nas demais estações, das 18h as 23h. Após 10 anos de funcionamento começou a fornecer energia também durante o dia. A distribuidora foi desativada ao ser montada uma unidade que alimentava o acampamento da Usina da CEMIG e também a cidade de Itutinga. Em meados de 1954 foi inaugurada a Usina de Itutinga pelo então governador Juscelino Kubitschek e a usina de Camargos foi inaugurada em 1961. Os desníveis da bacia do Rio Grande proporcionaram a construção das hidrelétricas. A subestação de Furnas, inaugurada em 1968, envia energia para o Rio de Janeiro e Juiz de Fora.