terça-feira, 2 de julho de 2013

Festa Junina

VAI TER MUITA ANIMAÇÃO NO
ARRAIAL JAIME FERREIRA LEITE

VOCÊ NÃO PODE FALTAR!
VAI TER COMILANÇA, QUADRILHA...
OBAAA!!!

VAI TER ATÉ UM FORRÓ COM O EDER, PRA ALEGRAR AINDA MAIS A NOSSA FESTANÇA.
.
DIA: 06/07/13 A PARTIR DE 19H NO GINÁSIO POLIESPORTIVO (QUADRA DO CAMPO)

segunda-feira, 17 de junho de 2013

FOTOS




"Nossa Escola Sustentável"

Ações à curto prazo
- plantio de árvores em frente à escola
- sensibilizar os moradores do entorno escolar para aguarem as árvores nos fins de semana
- trabalhar em todas as salas de aula os erros mais cometidos encontrados na planilha de acompanhamento de separação dos resíduos sólidos na escola
-confeccionar um "quebra cabeça" de caracol para ser utilizado nos anos iniciais mostrando o papel de cada um na formação da escola sustentável
- confeccionar um "papa pilhas e baterias" e um robô de garrafa PET com os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
- trabalhar os 3R: reduzir, reutilizar e reciclar
- confeccionar papel reciclado alertando para a importância da reciclagem
- criar um livro de" Registro das Memórias da Escola"
-criar a COM VIDA
- disponibilizar os recipientes de separação de resíduos sólidos para estabelecimentos comerciais que se interessaram em participar da coleta seletiva
- construir um banco na área indicada na planta baixa da escola para que o local seja usado como sala de aula ao ar livre
- construir calhas para a coleta de água da chuva (vide planta baixa)
- estreitar os laços com a Escola Municipal e trabalhar juntos a coleta seletiva
- divulgar na rádio comunitária sobre a coleta seletiva de resíduos sólidos e os locais que irão receber as pilhas e as baterias de eletrônicos
- fazer da escola um ponto de coleta dos resíduos sólidos para os moradores do entorno

Ações à Médio Prazo
- pintar as áreas da escola que estão mais sujas
- nivelar o pátio da escola

Ações à Longo Prazo
** na realidade, encaramos estas ações como aquelas que serão realizadas  de forma permanente
- trabalhar a formação do sujeito ecológico
- estabelecer um calendário para avaliação das ações propostas no PPP e PIP. Divulgar os resultados para a comunidade escolar e propor novas ações para as metas não alcançadas. A COM VIDA poderá ficar responsável por esta ação. Registrar no livro de 'Memórias da Escola" a ações mais significativas com fotos.
- buscar novas parcerias.

Projeto da Escola Sustentável

Planta Baixa Alterada

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Mudanças no entorno escolar

Estamos felizes, pois hoje plantamos sete árvores no entorno escolar. Já estamos imaginando a primavera para ver elas floridas(florzinhas bem pequenas), roxas, rosas e brancas. Novos ares foram dadas ao ambiente exterior da escola, ressaltando a importância do replantio das árvores, relacionando à questões ambientais.









segunda-feira, 1 de abril de 2013


REFLEXÃO SOBRE NOSSAS PEGADAS ECOLÓGICAS

Os resultados da Pegada Ecológica são alarmantes, se pensarmos que são necessários 1,3 planetas por ano para suprir as necessidades de toda a população se elas tiverem o mesmo estilo de vida que o meu e que o impacto ambiental provocado por cada habitante é de 2,4 hectares; o planeta certamente clama por SOCORRO!!! O resultado da Pegada Ecológica nos faz refletir que ações relacionadas a sustentabilidade devem ser praticadas de maneira efetiva por toda a população urgentemente.... O fato é que, toda vez se fala em questões ambientais e de sustentabilidade não conseguimos pensar em todos os pontos que são relevantes, como por exemplo nas áreas construídas para moradia e nos hábitos alimentares.


O que mais chamou a minha atenção foi a forma como a pegada ecológica é calculada, as questões abrangem de uma maneira geral todas as nossas atividades realizadas no meio. Quanto ao valor encontrado ao final do cálculo da minha pegada foi relativamente alto em relação a cidade onde vivo, já que a mesma tem aproximadamente quatro mil habitantes.Entre os membros do grupo que residem em Itutinga as pegadas deram resultados semelhantes, já que temos padrões de vida parecidos. Os impactos de uma maneira geral seriam relacionados à degradação ambiental. De acordo com minha pegada estou consumindo uma quantidade superior de recursos aos quais o planeta pode me oferecer. Posso diminuir a minha pegada revendo minhas atitudes cotidianas, buscando formas mais alternativas de consumo.

O meu resultado achei bastante surpreso, pois para mim ficou bastante alto, pois não cheguei a pensar que somente eu poderia deixar uma marca grande no planeta do qual vivo; agora imagino que se causo este grande prejudicamento imagino como seria numa cidade grande, como por exemplo, a cidade de São Paulo. Se as Pessoas vivessem igaul a mim seria necessário de uma regeneração de 1,1 planetas por ano. Para conviver no meu estilo de vida toma-se 1,9 hectares globais de quantidades e qualidades de terras e águas, ou seja, área bioprodutiva. A minha pegada atua mais em alimentos e bens. Finalizando, o mundo de hoje pede socorro, está sendo muito utilizado por mim, e por todos. É difícil de saber como será o planeta Terra daqui 500 anos por exemplo.

É muito relevante o fato levantado pelo componente do grupo, que é o fato de morarmos em um cidade "pequena" onde por exemplo não dependemos de transporte para nos locomover, onde a maioria das pessoas tem um estilo de vida simples, menos consumista, portanto menos produtora de lixo; e ainda assim achamos o resultado da nossa pegada ecológica elevado. Portanto, cabe a nós enquanto gestores, professores e alunos levar ao conhecimento de todos a sua Pegada Ecológica, ou seja, qual é a sua marca deixada no Planeta.

Apesar de morar em uma cidade pequena, achei minha pegada ecológica um tanto significativa. São necessários a regeneração de 1,3 planetas ao ano pelo meu consumo. Sendo necessárias 2,4 hectares de áreas bioprodutivas. Tudo isso meu! O que chamou mais a minha atenção foi o fato de que meu consumo ficou um pouco restrito na área da alimentação. Gostaria de mudar algumas atitudes para tornar o mundo habitável por mais alguns milhões de anos...e as futuras gerações agradecem.

Creio que quando consideramos a pegada ecológica, ficamos alarmados com a nossa marca no Planeta. É preciso repensar muita coisa com relação ao meio ambiente. O fato de morarmos em uma cidade pequena não é motivo para cruzarmos os braços. Acho que podemos começar com a coleta seletiva e com a conscientização de todos os membros da comunidade em geral. Meu resultado foi 1,1, acho que é razoável, admitindo o padrão de vida que levo e as opções que, no meu entender, deixa pouca escolha para responder.

Gostei muito da minha pegada, já que ela deu 0,8. Pretendo abaixar mais este valor. Já estou desenvolvendo algumas atividades para isto: como atual secretário do meio ambiente de minha cidade, tenho realizado meus trabalhos usando uma bicicleta como meio de transporte. Exerço também atividades num centro de triagem de resíduos sólidos, uso veículo automotor (fusquinha com um reboque ), para fazer a coleta do material reciclável. Este é o motivo pelo qual ainda uso gasolina, todo o material reciclável é encaminhado para a Acamar de Lavras. Encaminhando o material para a reciclagem contribuo para diminuir a minha pegada, agora é sensibilizar de forma real toda a população de Itutinga. Já a alguns anos venho exercendo essa atividade, com isto diminuiu o volume de resíduos sólidos para o aterro sanitário, mais ou menos 60%.Papelão: 4 toneladas mensal que seguem da Acamar para as indústrias de reciclagem.PET , PEADE(litro de água sanitária, confort,detergente , embalagem de óleo de motor de carro etc...), plástico cristal (plástico branco que não é colorido),plástico colorido,Pet óleo de cozinha, PP(balde, bacia, brinquedos, copinhos de plástico, copinhos descartáveis), isopor:2 toneladas mensal.Vidro: branco e escuro,menos espelho (não é reciclável) e também o vidro plano. Encaminho só as garrafas: o valor mensal varia muito a cada mês.Ferro(todo produto enlatado; latinhas de uma maneira geral, fogão velho, geladeira velha,todo tipo de ferro): 2 toneladas ao mês.Latinhas de alumínio(cerveja, refrigerante etc...) : aproximadamente 250 Kg. ao mês.Tenho um sistema de capitação de água de chuva em minha casa. Para maiores detalhes veja o nosso Blog.Acho que todas essas minhas ações dereiam tornar a minha pegada uma "pegadinha".

Nossa minha maior preocupação e de maneira as pessoas podem baixar o valor de sua pegada, visto que somos oriundos de uma sociedade totalmente consumista.

É momento de conscientizarmos para socorrer o planeta. Com o teste da pegada, como já foi sugerido por colegas é de suma importância que todo estudante possa realizá-lo e analisá-lo. Tendo como exemplo o Alberto muitos se empenharão para abaixar sua pegada. Vamos nessa!

O cálculo das pegadas ecológicas das pessoas da nossa escola nos mostrou que estamos "retirando" do planeta uma quantidade de recursos superiores à capacidade dele de reposição. Pela primeira vez, estamos fazendo esta estimativa e verificando de FORMA REAL o quanto a nossa relação com o planeta não tem levado à sustentabilidade. A gente sempre "imaginou" e agora estamos nos "certificando" disto. Isto deve nos remeter a uma mudança no estilo de vida, mudando nossa relação com o planeta. Vocês não imaginam a minha alegria quando li em um dos comentários acima "acho que podemos começar com a coleta seletiva e a conscientização de todos os membros da comunidade". Tem 2 anos que estamos tentando uma coleta seletiva nas 2 escolas(Estadual e Municipal) e, ainda hoje, a dificuldade é grande. Acho que o cálculo da nossa pegada sensibilizou-nos mais para isto e muitas outras coisas: consumo menor, optar por alimentos mais naturais, gerar menos lixo, andar mais a pé, dar mais carona etc...Adorei os novos conhecimentos! Vejo neles um caminho de sensibilizar as demais pessoas de toda a nossa comunidade.

Se todos vivessem como eu, seria necessário uma capacidade de regeneração de 1,2 planetas por ano. Pode até ser pouca coisa, diante dos cálculos de pessoas que moram em cidades grandes, mas ainda preciso melhorar muito os meus hábitos para que eu possa ajudar a construir um mundo sustentável. De acordo com os cálculos feitos, para sustentar meu estilo de vida, toma-se 2,2 hectares globais da área bioprodutiva do Planeta Terra.


LEGENDA

Camila: azul                                               Eveliny: vermelho

Douglas: amarelo                                       Kenedy: cinza

Fernanda: verde                                         Rosângela: laranja

Fábia: rosa claro                                         Ana Francisca: verde água
Alberto: lilás                                                Marilane: rosa escuro

sábado, 23 de março de 2013

Curso à Distância


Um curso à distância, exige de você algo melhor. Mostra a você que ele necessita fundamentos para que você realize-o. Uma das grandes necessidade que ele necessita é a organização do cursista. Uma educação a distância exige a você cursista, adeptos pela praticidade em relação ao tempo, locomoção e ao dispor. Utiliza-se as tecnologias da informação e comunicação(internet).
Para que um curso seja bem realizado é bom apresentar do cursista uma autorregulação, motivação, responsabilidade e maturidade.

Dia Mundial da Água 2013


Prezada, Rosangela Alves Tristão Borém


Conforme solicitação estamos encaminhando um pouco do dia a dia em nossa escola. Uma vez por semana acontece o Momento Cívico. É preparado com muito carinho pelos professores responsáveis  pela turma, alunos líderes e alunos que manifestam o desejo de contribuir.
No dia 8 de Março-Dia Internacional da Mulher a turma do 2° Ano A, apresentou o Hino Nacional e a seguir fizeram uma homenagem às mulheres. Relataram o "porquê" se comemora esse dia, histórico das lutas e conquistas realizadas por essa classe de guerreiras.
Dia Doze de Março a turma 1° turno e 3° Ano A foi o Hino à Bandeira e homenagem
às Bibliotecárias em reconhecimento ao seu dia e sobretudo a grande contribuição que elas prestam como incentivadoras da leitura. Parabéns a Carminha e Cássia.
Vinte de Março(Dia do contador de Histórias) no primeiro turno a turma do 1° Ano A entoaram o Hino Nacional e relataram dois casos: "O homem que vendeu sua esposa para o diabo" e " A tradição de fechar o comércio na Sexta-feira santa". Eis um dos o "causos".
Hoje, 22 de Março, Dia Mundial da Água foram realizados atividades sobre esse líquido precioso ressaltando a importância de economizar e preservar.
Contamos com a colaboração do nosso amigo da escola e de curso, Alberto que com toda boa vontade, relatou exemplos práticos realizados em sue lar de economia e preservação da água. Ele usa a água da chuva para a maioria das atividades de limpeza doméstica. Olha que esperto e que exemplo de economia!
Ele utiliza da Copasa apenas cerca de 600 litros ao mês, pagando por isso somente R$12,00.
Se você achar que é apenas mais um "causo" vá conferir ao vivo, convite aberto a todos. 
No final de sua palestra, seu filho, Davi de cerca de 6 anos distribuiu para todas um copo de plástico transparente, reutilizável a todos os presentes.
Olha, olha, os patrocinadores do Alberto estão com recursos superiores aos que patrocinaram as canecas do Curso da Ufla- Cada escola ganhou apenas uma caneca(Brincadeira")
Parabéns Alberto, no Ano Internacional da Cooperação pela água, você e sua família tem sido exemplo para todos nós. 

Filosofia da Escola


A Escola Estadual Jaime Ferreira Leite busca formar cidadãos críticos, autônomos e participativos que apreciem os conteúdos explorados na escola, objetivando o desenvolvimento do educando em todas as suas potencialidades, como elemento de auto-realização para o exercício consciente da cidadania no mundo que o cerca dentro de suas funções políticas, sociais e pedagógicas.
Os alunos devem ser educados moral e intelectualmente para a vida social, com a cooperação e solidariedade de todos que estão envolvidos no processo ensino-aprendizagem,conscientizando-os de seus direitos e deveres.
Cabe a Escola andar como norteador de suas ações pedagógicas os princípios éticos, políticos e estéticos dispostos na Resolução 2.197 de 26 de outubro de 2012. a escola pretende desta maneira oferecer uma educação que leve o aluno a aprender a pensar, argumentar com lógica, resgatando os valores de convivência humana, de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais, bem como ser capaz de questionar e decidir por si mesmo, ser um pensador, promovendo um relacionamento de qualidades que se reflete no bem viver; não esquecendo de valorizar as diferentes manifestações culturais, especialmente, a da cultura mineira e da construção de identidades plurais e solidárias.    

Histórico

A primeira escola de Itutinga foi criada em 1907 e funcionou durante muitos anos no prédio onde hoje funciona a Prefeitura Municipal.
Em 1946, a escola passou à categoria Escolas Reunidas "Jaime Ferreira Leite". Em 1954, a escola foi levada à Grupo Escolar" Jaime Ferreira Leite", através de Decreto do então Governador Juscelino Kubitschek de Oliveira. daquele período em diante, houve um aumento crescente de alunos. Acompanhado atentamente esta situação, p Sr. Cirilo Leite fez doação de uma grande área para construção de uma nova escola, no local onde hoje funciona a Escola "Estadual Jaime Ferreira Leite" que recebeu este nome em homenagem ao itutinguense e ex-aluno Jaime Ferreira Leite que se empenhou junto ao governador pela estadualização da escola e também pela emancipação do município.
Com abertura do novo prédio, as turmas ficaram divididas entre dois prédios. Em 1969, a escola deixou de funcionar definitivamente, onde que hoje é a Prefeitura Municipal. Em 2004, a escola passou por um processo de reforma, ampliação e construção de uma quadra poliesportiva.
Ao longo destes anos, a escola recebeu a contribuição e várias pessoas que se colocaram à frente da direção; objetivando o desenvolvimento dos educandos em todas as suas potencialidades.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Um pouco da história da CEMIG



  A primeira usina de Itutinga funcionou de 1936 a 1953. Recebeu o nome de Distribuidora de Energia Ribeirão da Chácara devido a sua localização. No verão funcionava até ao amanhecer e nas demais estações, das 18h as 23h. Após 10 anos de funcionamento começou a fornecer energia também durante o dia. A distribuidora foi desativada ao ser montada uma unidade que alimentava o acampamento da Usina da CEMIG e também a cidade de Itutinga. Em meados de 1954 foi inaugurada a Usina de Itutinga pelo então governador Juscelino Kubitschek e a usina de Camargos foi inaugurada em 1961. Os desníveis da bacia do Rio Grande proporcionaram a construção das hidrelétricas. A subestação de Furnas, inaugurada em 1968, envia energia para o Rio de Janeiro e Juiz de Fora.